Chat GPT: uso de ferramenta de inteligência artificial é analisada por TJMG

Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) apresentou uma ferramenta de inteligência artificial (IA) para auxiliar magistrados, servidores e colaboradores da área administrativa na redação de textos e documentos. A plataforma, apelidada de Sistema Assistente Virtual de Inteligência Artificial (SAVIA), é baseada no Chat GPT – uma tecnologia projetada para ser capaz de gerar textos de forma autônoma similar a um escrito por um ser humano.

A nova tecnologia, que ainda não foi implantada, foi apresentada ao presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, no final do mês passado.

O objetivo é que a ferramenta SAVIA auxilie no desenvolvimento de atividades administrativas do tribunal, especificamente nos departamentos que produzem textos de forma repetitiva, deixando o trabalho mais eficiente. Dessa forma, deve ser usada futuramente para ajuda na redação de e-mails, portarias, resoluções, relatórios e textos em geral. Caberá, então, ao usuário realizar as correções que julgar pertinentes.

 

De acordo com o TJMG, a ferramenta será apenas testada e ainda não tem uma data definida para o uso efetivo, uma vez que o serviço ainda não foi disponibilizado para o mercado pela OpenAI, empresa que desenvolveu o Chat GPT.

O que é Chat GPT?

O Generative Pre-Training Transformer (GPT), o Chat GPT, faz uso de uma grande quantidade de textos disponíveis na internet e, com isso, é ferramenta de inteligência artificial utilizada para gerar diálogos virtuais.

É um modelo de IA de 3ª geração (GPT-3), criado pela OpenAI, que usa uma técnica de processamento de linguagem natural (PLN) do tipo autorregressiva. Para isso, utiliza dados e informações disponíveis na internet. Como a tecnologia usa 175 bilhões de parâmetros de aprendizagem, ela não precisa usar dados e informações dos usuários. Nesse sentido, garante-se a proteção de dados estabelecida pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Uma de suas principais vantagens é, por exemplo, a sua capacidade de responder perguntas, escrever histórias, descrever imagens e, além disso, o Chat GPT pode aprender com as conversas que tiver e se adaptar a vários contextos.

Chat GPT: tudo que você precisa saber sobre a ferramenta

 
Chat GPT: tudo que você precisa saber sobre a ferramenta
 

É bem provável que você tenha se deparado com o termo “Chat GPT” nas últimas semanas. Isso porque a ferramenta de chatbot com inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI no final de 2022 está dando o que falar.

No entanto, por que o Chat GPT é o assunto do momento? Por que existem tantas avaliações positivas e negativas sobre a ferramenta? Como ela pode mudar (ou não) o futuro da comunicação digital?

Sendo assim, para que você possa compreender melhor como funciona essa ferramenta, eu separei nesse post tudo que você precisa saber sobre o Chat GPT. Vamos lá?

Afinal, o que é o Chat GPT?

O Chat GPT é um algoritmo de chatbot autônomo baseado em inteligência artificial. A ferramenta permite com que as pessoas se comuniquem com ela e obtenha respostas sobre uma grande variedade de assuntos.

“ChatGPT” é uma rede neural de linguagem treinada pela OpenAI. É baseado no modelo de linguagem Transformer GPT-3, que foi treinado em grande quantidade de texto da internet para ser capaz de gerar texto natural e responder a perguntas sobre uma ampla gama de tópicos. 

Um desses parágrafos foi escrito pelo próprio Chat GPT e o outro por mim. Você consegue adivinhar qual? 

A sigla GPT é a abreviação para “Generative Pre-Trained Transformer” que, traduzido para o português, seria algo como “Transformador pré-treinado generativo”. Dessa forma, a ferramenta é capaz de produzir uma grande diversidade de conteúdos, como artigos, letras de música, redações e até mesmo códigos de programação.

Esse algoritmo foi desenvolvido no laboratório de pesquisas em inteligência artificial OpenAI, localizado nos Estados Unidos. Em tese, a empresa funciona sem fins lucrativos. No entanto, ela vem recebendo aporte de diversas empresas para desenvolver esse tipo de tecnologia.

Como funciona o Chat GPT?

O banco de dados do Chat GPT é basicamente tudo que está na internet. Ou seja, o algoritmo processa as informações para realizar um cruzamento de dados e, a partir disso, transforma as perguntas e solicitações dos usuários em respostas.

Essa tecnologia já existe há alguns anos. No entanto, a versão atual permite respostas mais criativas e específicas e é por isso que a ferramenta está dando o que falar.

Por exemplo, no Google, as pessoas utilizam a plataforma para pesquisar sobre determinados assuntos e ele retorna os resultados de páginas da web.

Já no Chat GPT consegue contextualizar a pergunta com base no seu banco de informações e transformar em textos bem elaborados, que parecem até mesmo que foram escritos por pessoas reais.

Como usar o Chat GPT?

Para utilizar a plataforma, basta acessar a página oficial do Chat GPT, realizar o cadastro – que pede somente algumas informações básicas como e-mail e telefone -, fazer login e começar a interagir com a ferramenta. No exemplo abaixo, eu perguntei por que as empresas devem fazer pesquisas de mercado. Veja o resultado:

COMPRE ABAIXO NOSSO CURSO COMPLETO POR APENAS R$19,90

Política de privacidade

termos de uso

todos os direitos reservados copyright 2022